Curso presencial

Comportamento Alimentar na Infância (100% Online)

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Muitas linhas de trabalho foram desenvolvidas para tentar determinar a fórmula da alimentação saudável ideal. Todas as ideias e conceitos sobre “certo x errado” e “bom x ruim” criaram crenças a respeito do que é ter alimentação perfeita e definiram os hábitos alimentares dos adultos de hoje. Adultos, que educam crianças, repassando seus conhecimentos e crenças, enquanto promovem e influenciam a formação dos hábitos atuais e futuros das crianças. Porem tem se observado que a nutrição tradicional mostrou-se ineficaz na mudança de hábitos. E, ainda, as recomendações das diferentes áreas da saúde tem apontado inúmeras informações conflitantes.

Justificativa: Crianças necessitam de direcionamento e acompanhamento para que hábitos equilibrados de saúde sejam adquiridos. Entender o funcionamento do contexto alimentar, pode auxiliar o nutricionista e outros profissionais de saúde no aconselhamento aos pais, dentro de uma visão única. A alimentação é um ponto de divergência entre as diversas especialidades em saúde, confrontando-se com as recomendações atuais, de trabalharmos o indivíduo como um todo. As informações conflitantes, tornam a adesão da paciente missão impossível.
Há necessidade urgente de alinharmos áreas diferentes em aconselhamentos que busquem um mesmo resultado: Empoderamento, autonomia e autocuidado dos nossos pacientes. Auxiliando-os a encontrar um referencial de “comer normal”, e a reestabelecerem sua saúde global, para que se tornem modelos positivos, além de bons educadores alimentares e de saúde para seus filhos.

Objetivo: Contribuir para a compreensão da complexidade da distância e das principais barreiras existentes entre a aplicabilidade da orientação teórica e a eficácia dos resultados na promoção de bons hábitos alimentares da criança.

O que serei capaz de fazer ao final do curso:
– Compreender a dimensão e a complexidade que envolve o processo entre o momento da orientação aos pais no consultório e a hora em que tal orientação será aplicada na rotina do dia a dia.
– Despertar para a influência da alimentação e do comportamento alimentar dos pais na promoção de hábitos alimentares dos filhos.
– Entender o papel dos pais e o papel da criança no contexto alimentar. – Utilizar ferramentas para tornar o aconselhamento profissional mais eficiente, realista e aplicável.

 

Saiba mais clicando nas turmas abaixo:

Assuntos abordados:

  • Principais queixas e desafios na condução da alimentação infantil;
  • Teoria versus prática - Ideal, real, desejado, possível, necessário;
  • Comportamento alimentar na infância, seus principais determinantes e influenciadores;
  • O processo entre o momento da orientação aos pais no consultório e a hora em que tal orientação é aplicada na rotina do dia a dia.
  • Os hábitos e a mudança de hábitos;
  • Orientações em saúde, marketing, estética e emagrecimento, como influenciadores da alimentação infantil;
  • A influência do comportamento alimentar dos pais na promoção de hábitos alimentares dos filhos.
  • O papel dos pais e o papel da criança na educação alimentar;
  • O comportamento alimentar do profissional de saúde;
  • O papel do profissional de saúde;
  • Transdisciplinaridade na promoção de hábitos alimentares equilibrados;
  • Uma proposta para um aconselhamento profissional mais eficiente, realista e aplicável.
  • Nutrição comportamental na infância;
  • Educação Alimentar e nutricional na infância;
  • Disciplina positiva e perfis parentais;
  • A união da educação alimentar e nutricional (EAN) à nutrição comportamental, para o empoderamento familiar;
  • Uma abordagem respeitosa e acolhedora;
  • Promovendo a autonomia/libertação dos pais e a participação ativa da criança no processo de educação alimentar;
  • Conciliação da alimentação de toda a família, adultos e crianças em um único jeito de comer
  • Redimensionamento de (expectativa x realidade x necessidade);
  • Como conduzir o reposicionamento do papel dos pais e da criança;
  • Uma proposta para a criação de um “comer normal”, como referencial, para o desenvolvimento de autonomia e autogestão da saúde da família e da criança;
  • Entre outros assuntos e atividades realizadas no decorrer do curso.


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