• job_22129_JANA_Barni_banner_2A

Conheça um pouco sobre os cursos

Existe uma ideia equivocada de que comer é pura e simplesmente para suprir necessidades biológicas e de que nosso papel como profissionais de saúde e como responsáveis por famílias e crianças é de “fazer a criança comer”, e “fazer os pais executarem prescrições”. Mas comer e educar a alimentação de uma criança é um ato extremamente complexo, pois envolve também aprendizados cognitivos e ideológicos dentro das relações sociais e, portanto, dentro de muitos aspectos, em diversas áreas!
Podemos fazer com que o ato seja mecânico, continuando no papel de “fazer a criança comer”. Mas, não seria mais interessante conhecer outra perspectiva, baseada em processos educativos e de direcionamento, que promovam a autonomia e a autorregulação dos pais e dessas crianças? Algo capaz de guiá-los, através da criação de oportunidades para que todos consigam experiênciar e sentir toda a complexidade da alimentação, e a partir disso compreender que aprender a comer faz parte do processo.
O reposicionamento de papéis e o redimensionamento de expectativas, necessidades, realidade, aplicabilidade, unido a ferramentas para conduzir tudo isso, tem se mostrado um caminho possível e a nutrição comportamental unida a educação alimentar e nutricional tem validado isso.
Não conseguimos dissociar o homem biológico, do social, do psíquico, do afetivo e do cultural, SOMOS UM SÓ. A comida deve matar a fome biológica, mas deve ocupar também o espaço de mais uma entre tantas prioridades em nossas vidas. A libertação e o empoderamento do indivíduo em relação à saúde, se faz necessária e urgente, devendo ser criteriosamente repensada e redirecionada com ajustes necessários e cabíveis, fazendo sobrar tempo para que cada um possa focar seus esforços em matar a fome maior, a fome por libertação e vida plena. Texto: Janaina Kühn Barni e Aline Padovani.

Comportamento Alimentar na Infância (100% Online)

Este é um curso que visa ampliar a visão sobre o comportamento alimentar na infância, incluindo um panorama completo sobre o papel dos pais e educadores, o papel da criança, as estratégias de condução desse processo educativo e do comportamento alimentar infantil (crianças de 2 a 7 anos de idade).

Importância: Ampliar conhecimentos e aderir à Alimentação Infantil Participativa como ferramenta capaz de aperfeiçoar seus atendimentos e otimizar resultados.

Detalhes do curso

Educação alimentar infantil e rotina familiar

"A autonomia e o aprendizado são a base para o empoderamento, a manutenção e o desenvolvimento da saúde para toda a vida" Janaina Kühn Barni

Essa Certificação tem o objetivo de formar multiplicadores do "Programa de Educação Alimentar Infantil e Rotina Familiar". O método deste Programa foi idealizado por mim, desenvolvido, testado e aperfeiçoado para ser utilizado com pais e cuidadores de crianças de 02 a 07 anos.

Detalhes do curso

Turmas presenciais em aberto

    Não encontrou uma turma perto de você?

    Leve este curso para sua cidade.




    janaina-2